Histórico de implantação e desenvolvimento da instituição

Um grupo de jovens universitários, idealistas e seguidores da doutrina Espírita, de Alan Kardek, preocupados com o elevado número de crianças fora da escola nas favelas visitadas pelo grupo, sentiu a necessidade de uma sede nas imediações com a criação de uma escola primária e de um Centro Social.
Em 1967, a Comunhão Espírita Cristã de Curitiba, inaugurou sua sede própria, situada à Rua Major Fabriciano do Rego Barros, 1152, na Vila Hauer e da Escola Sebastião Paraná. Juntamente com a escola o Centro Social, passa a atender famílias carentes, a mãe-gestante e o recém-nascido – o MAE.
Em 3 de abril de 1981, inaugurou a Creche Tia Scheilla ,acolhendo aproximadamente 50 crianças. Em 1982, inauguramos a Quadra de Esportes Polivalente, para as atividades físico-esportivas e parquinhos infantis.
Em 1988, inicia-se a construção do Nosso Lar – Comunidade do Idoso, que hoje atende aproximadamente 40 idosos.

Fizeram parte da direção da Escola:

  • 1967 – 1969 – Professora Otaiza – estabeleceu os princípios pedagógicos e a aplicação do Método Maria Montessori
  • 1969 – 1972 – Professora Dilnéia Pereira Holzmann – solidificou os princípios da Escola e a afirmação no seio da comunidade.
  • 1972 – 1978 – Professora Jacy Augusta Moraes Travasso
  • 1979 – 2002 – Professora Maria Tereza Wille Bathke – adaptou a escola à lei 5692, elaborou os documentos oficiais exigidos pela secretaria de Educação:regimento escolar, planos curriculares do Pré-escolar e do 1º grau e processo de implantação das séries finais do 1º grau.
  • 2003- 2006 – Elizete Benassi Bachmann – prezou pelos princípios filosóficos que norteiam os fundamentos da escola, visando a modernização da estrutura física e pedagógica do estabelecimento.
  • 2007 – 2015 – Assume a Direção a professora Miriam Galvan P. Schiwinski, com o objeto de dar continuidade ao processo de modernização e estruturação do espaço físico da escola,iniciado na gestão anterior.
  • 2015 – Professora Jorgele Dybax Ricardo assume a Direção da Escola com a proposta de uma gestão democrática, onde direção, adjuntos, Orientação, Coordenadores Pedagógicos, Professores, possam saber ouvir, saber contestar com argumentos e ceder. Todos podem e devem participar no papel de articuladores e defensores da democracia interna, que possam levar a reflexão e a busca de soluções coletivas, sempre com o objetivo de um ensino com qualidade e crescimento da Escola.

 

Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana, desenvolvendo em nossos alunos a capacidade de entender as diferenças e as mudanças pelas quais passam o mundo, contribuindo para a formação de um cidadão completo e competente.

Visão

Ser referência do Ensino Infantil ao Fundamental a partir da visão sócio interacionista.

Regimento escolar oficial

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